Atividades – Maquetes Era Medieval

A maquete é um recurso didático que permite a visualização tridimensional do relevo, apresentando de forma clara a noção de espaço. Maquetes podem ser muito utilizadas em diversas aulas.

Palavras do professor Irmo:

“Eu estava acompanhando e orientando os alunos da 6ª. série ao construírem maquetes sobre os castelos medievais – numa aula de História. O objetivo era de mostrarem suas habilidades, dar vazão à sua criatividade e demonstrar sua aprendizagem do assunto.

Desejava-se reproduzir a forma de morar e de viver das pessoas medievais. Demonstrar a força e vigor das construções, abordar a insegurança que era a vida das pessoas em geral, sujeitas a sofrerem ataques de bandos de saqueadores, destacar a robustez da defesa provida pelos castelos.

Através do processo de construção das maquetes acontece um envolvimento maior com o assunto que está sendo trabalhado, de tal forma que surge um entusiasmo maior do aprendente. Os alunos normalmente apreciam esta atividade. Como precisam conhecer o assunto para dar conta de construir a maquete, acabam adquirindo um conhecimento mais duradouro.

Utilizar o recurso da maquete de fato é bem apropriado porque dá uma dimensão tridimensional, real e concreta do espaço, dessa maneira de morar e de viver daquela época.”

Professor Irmo

Abaixo vemos as fotos de uma atividade didática com o Professor Irmo construindo maquetes com seus alunos da 6ª série sobre o Feudalismo.

Aplicação dos estudos de História.