Sala de Leitura

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." Mário Quintana.

Agarre-se aos livros e faça deles seus companheiros de toda a vida, pois, assim como precisamos  de madeira, tijolos e concreto para se construir uma casa, necessitamos deles para escrever nosso futuro.

Hoje, o mundo é caracterizado por uma comunicação rápida e um diversificado volume de informações verbais e não-verbais. Portanto, é imprescindível desenvolver e interpretar textos em múltiplas linguagens.

A sala de leitura da Escola Raio de Luz foi criada com o objetivo de:

•  Estimular a leitura, apresentando o texto literário como um desafio, um exercício produtivo e prazeroso;
  •  Exercitar habilidades de leitura para desenvolver competências comunicativas, essenciais ao exercício da cidadania na sociedade;
  •  Favorecer a leitura, o estudo e a apropriação de gêneros textuais diversificados;
  •  Exercitar a habilidade de observar, sequenciar, relacionar e comparar textos em diferentes linguagens, essenciais para a comunicação;
  •  Reconhecer e apropriar-se de recursos de linguagem utilizados para dar conta da intenção de quem produz o texto.

Atividades propostas:

·         Confecção de bonecos

·         Correção verbal

Sala de Leitura

Na Raio de Luz foi criado  um cantinho de leitura onde os alunos podem escutar professores contando histórias e onde ficam disponíveis aos alunos livros, revistas, jornais etc., facilitando o manuseio.

Nesse vídeo vemos a profª Aline na Sala de Leitura, contando histórias para os alunos do PRÉ.

As histórias infantis têm papel fundamental na formação do indivíduo, tornando-o criativo, crítico e capaz de tomar decisões.