Como usar mochilas sem causar danos à sua coluna

11-02-2011 13:54

Mais um ano letivo se inicia e dependendo da série do aluno, o número de cadernos e livros só tende a crescer, fazendo com que o transporte do material se torne um verdadeiro transtorno. Portanto, na hora de escolher a mochila é importante levar em conta não só o seu design e beleza, mas também a sua funcionalidade, se vai ou não causar danos futuros à coluna do aluno.

O uso da mochila é um dos principais motivos de dores nas costas em jovens. A longo prazo, mochilas com peso excessivo podem causar: dor nas costas, pescoço, ombros, tensões musculares e deficiência de postura, podendo até lesionar as placas de crescimento dos ossos devido à fase de crescimento em que o estudante se encontra. Para evitar esses problemas, veja as dicas abaixo:

• O peso da mochila não pode ser maior do que 10% do peso da criança ou adolescente.  Observe se ela está compatível também com a altura do seu filho.
  • Usar sempre as duas tiras nos ombros, e não apenas uma.
  • Verificar se todo o conteúdo da mochila é necessário para o uso escolar. Na maioria das vezes meninas carregam estojos com canetas de todas as cores, agendas gigantescas, e outros…
  • Procure modelos com alças largas e acolchoadas.
  • Organize o material de forma que não fiquem soltos na mochila.
  • Ajuste as alças de maneira que a mochila se adapte totalmente às costas da criança, ficando encostada e sem folga. Caso contrário, a mochila pode puxar o corpo para trás e acabar forçando os músculos.

Enfim, as mochilas são companheiras de todo estudante, porém, quando mal utilizadas podem causar danos em potencial à coluna. Por isso a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) está realizando uma campanha com materiais informativos para conscientizar toda a população sobre os riscos do mau uso deste acessório tão importante para nossas crianças e jovens.