Séries Iniciais

Webnode

A Escola Raio de Luz proporciona ao educando das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, uma sequência no processo educativo respeitando sua maturidade e oportunizando seu crescimento com responsabilidade e participação para o exercício da cidadania.

 

Com uma visão progressista com diretrizes socioantropológicas (através de seus métodos de investigação científica, procura compreender e explicar as estruturas da sociedade, criando conceitos e teorias a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes), fonte epistemológica com marcos de aprendizagem, estabelecendo uma relação entre o currículo e a realidade numa atitude interdisciplinar.

Escola Raio de Luz - Gramadozoo - 4º Ano

Os alunos do 4º Ano da Escola Raio de Luz fizeram uma viagem de estudos para Gramado e Canela onde conheceram o Gramadozoo, que contempla o bem-estar animal, a pesquisa, educação ambiental e entretenimento.

 

 

Fazenda Quinta da Estância Grande - 2011

Nos dias 20 e 21 de outubro os alunos do terceiro ano da Escola Raio de Luz tiveram mais uma oportunidade de estarem em contato com a natureza. Acompanhados das professoras Neide e Nice visitaram a Fazenda Quinta da Estância Grande.

Nessa visita, os alunos observaram viveiros com pássaros, que são recolhidos do tráfico ilegal de animais silvestres, e exploraram a mata nativa do local, onde estiveram bem pertinho de animais.

Na fazenda contaram com a orientação de monitores/professores cadastrados, todos formados, cada qual com sua especialidade.

Foram desenvolvidas atividades legais e de profundo valor pedagógico. 

Viagem de Estudos - 2º Ano - Zoo de Sapucaia

A galeria de fotos está vazia.

Experiência - 4ª  Ano

Confira as fotos:

 

Ecoland - 1º Ano

O passeio do 1º ano certamente ficará marcado para nossas crianças. Em um dia belíssimo, com muito sol e um calorzinho gostoso, os alunos conheceram o Ecoland, uma espécie de hotel fazenda, mas que tem uma programação toda voltada para a visitação de escolas. Foram muitas as atividades deste dia lindo e que você pode conferir nos registros feitos...

Sistema Solar - 2º Ano

A galeria de fotos está vazia.

Progeto: O Relógio

 

Os alunos trabalharam os diferentes tipos de formato de relógios, para aprender as horas.

Projeto "O Relógio"

A galeria de fotos está vazia.

Fotos do Projeto “Movimentos da Terra” – 2º Ano

A galeria de fotos está vazia.

Descobertas matemática com o Ábaco - 2º Ano

A galeria de fotos está vazia.

 

4º Ano - Passeio a Criúva

A função da sala de aula se estende e se amplia em outros espaços e ambientes que podem contribuir para a aprendizagem.

É assim que os passeios são programados, identificando significado e conexão, nos lugares visitados, com os conteúdos das matérias estudadas. 

 No 1º semestre de 2011 os alunos do 4º ano realizaram o Passeio de estudos a Criuva. 

Criúva é um dos distritos de Caxias do Sul localizado a 54 km do centro de Caxias do Sul. Nessa região se preservam alguns hábitos do gaúcho serrano e se faz Turismo de Aventura, pois é considerada rica em ecoturismo.

Possui atualmente cerca de 2 mil habitantes. 

 Visitaram o Monumento aos Bertussi, "Os Cancioneiros das Coxilhas" - Mulada 

Os Irmãos Bertussi foram a primeira dupla de gaiteiros a animar bailes tradicionalistas nos anos 40. Atualmente é considerada a maior dupla de gaiteiros do Rio Grande do Sul de todos os tempos.

Os Irmãos Bertussi, alcançaram sucesso em todo o Brasil. Criaram músicas consideradas verdadeiros clássicos. Oriundos de Criúva, São Francisco de Paula, local hoje pertencente à Caxias do Sul.

 

Passeio - 4º Ano

A galeria de fotos está vazia.

Passeio - 2º Ano Flores da Cunha

A galeria de fotos está vazia.

Maquetes

 Construção das maquetes do campo e da cidade. Muito trabalho, recorte, colagem e criatividade do 2º ano para representar os ambientes. 

Projeto com Maquetes - 2º Ano

A galeria de fotos está vazia.

Pirâmide alimentar

 O nível III construiu sua pirâmide alimentar e bons conhecimentos sobre uma alimentação saudável.

Clique aqui ver o jogo da Pirâmide Alimentar.

“Todas as Crianças Crescem, Menos Uma - Peter Pan”. 

Em maio, os alunos tiveram a oportunidade de prestigiar, no UCS Teatro, a peça “Peter Pan”. A apresentação foi mais uma megaprodução do mestre dos musicais infantis, Billy Bond: tem a participação de 27 atores que interpretam 40 personagens e conta ainda com 180 figurinos, quatro cenários giratórios principais, 15 trocas de palco e 10 toneladas de equipamentos.

Foram momentos mágicos, cheios de surpresas e de grande encantamento. 

Teatro -“Todas as Crianças Crescem, Menos Uma - Peter Pan”.

A galeria de fotos está vazia.

 Teatro Fantoches

 Alguns momentos de teatro e contação de história que o 3º ano preparou e apresentou para o 2º ano.

Teatro de fantoches

A galeria de fotos está vazia.

Projeto Mala Trilhos Da História

 

Em Junho, nas comemorações da Semana de Caxias, alunos do 3º e 4º anos estiveram no lançamento da “Mala Trilhos da História” no Largo da Estação Férrea - um complexo de uma antiga estação férrea na cidade.

A Mala Trilhos da História / 1910 contém documentos e fotos relativas à chegada do trem, emancipação política de Caxias, baile do Clube Juvenil, telegrama que oficializa a elevação de vila à cidade. É multidisciplinar e os professores levaram o tema para sala de aula. Os alunos tiveram um material lúdico contando a história de Caxias, a fim de comparar o passado com o presente. 

 

Projeto Malas Trilhos Da História

A galeria de fotos está vazia.

Viagem de Estudos – 1º Ano

Caxias do Sul é um dos polos referência da imigração e da descendência italiana no Rio Grande do Sul.

A imigração italiana gerou laços culturais dos mais diversos entre o Brasil e a Itália promovendo intercâmbios e mantendo um relacionamento profundo e amistoso entre os dois países. Da mesma forma, em Caxias do Sul, podemos observar esta calorosa relação familiar estabelecida após a imigração.

Pensando nisso e para contextualizar os conteúdos vistos em sala de aula, os alunos do 1º ano da Escola Raio de luz fizeram o passeio "ESTRADA DO IMIGRANTE" no primeiro semestre de 2011.

Os alunos tiveram uma rara oportunidade de, visitar lugares com belíssimas paisagens, conteúdo cultural e interagir com pessoas, ao longo do caminho, que enriqueceu o seu dia, proporcionou lazer e entretenimento.

 A estrada do Imigrante com sua arquitetura e belas paisagens, resgata a história do caminho que os primeiros imigrantes percorreram quando chegaram a Serra Gaúcha, no século XIX. Nela os alunos puderam saborear a gastronomia típica da colônia e também visitar igrejas de pedras centenárias, participar de festas, comprar artesanato e produtos coloniais, passear de carretão e praticar várias modalidades esportivas.